quinta-feira, 10 de julho de 2014

Abre 11ª MEP com a participação de seis escolas da 16ª CRE






Texto e imagens: Eliana Passarin
Na noite de ontem(10) abriu da 11ª MEP, Mostra de Educação Profissional em São Leopoldo, integrando alunos, pais, professores, gestores das CRES, representantes da SEDUC e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A abertura contou com a tradicional entrada das bandeiras, das instituições de ensino participantes, e uma mostra cultural do Programa Mais Educação e uma apresentação de violino do aluno Tiago Luigi Guadagnin Radin do Colégio Colbachini da 16ª CRE.
Escolas , professores, direções e membros da 16ª CRE na abertura da MEP 2014

Estiveram prestigiando a abertura do evento a  Coordenadora Adjunta da 16ª CRE Ivete Maria Marson, a Coordenadora Pedagógica Luciane Dutra Ribeiro, o Coordenador Administrativo Edson Stringuini, e as Assessoras Neiva Morello Michelin e Iria Giordani Daltoé.
Fazem parte da MEP que vai até sexta-feira as esoclas da  16ª CRE, 2ª CRE de São Leopoldo,4ª CRE de Caxias do Sul e 27ª CRE de Canoas.


A Escola Silvio Sanson de São Valentin do Sul, esteve presente com uma caravana de pais, alunos, professores e direção para prestigiar o trabalho selecionado da instituição. Para os pais da aluna Bruna Giordani, Etacir e Andreia é um motivo de orgulho para nós que moramos em uma cidade pequena do interior representar a região. “ A escola saindo da sala de aula e interagindo com os atual momento em que a sociedade vive”, isso é fundamental, disse o pai Etacir Giordani.
Para a aluna Bruna da Escola Silvio Sanson, estar na MEP é motivo de orgulho e só foi possível pela implantação do Ensino Médio Politécnico diz ela, explicando que a escolha do tema, Lixo Eletrônico, se deu pelo diagnóstico da problemática na própria cidade, com apenas 2.100 habitantes conseguimos recolher e dar destino correto para quase 5 toneladas de equipamentos. A aluna ainda destaca que antes da coleta foi realizado um grande trabalho de pesquisa e conscientização da comunidade, interagindo escola e sociedade.
Diretor da Escola Silvio Sanson, Arcelino Fardo com os pais da aluna Bruna Giordani prestigiando abertura do evento
O Instituto Cecília Meireles de Bento Gonçalves apresenta na MEP uma experiência do curso normal, o lúdico na aprendizagem com o Traca-Traca,(brinquedo das formas)  um simples jogo contribuindo na alfabetização dos alunos, fundamentado nos estudos feitos no PNAIC-Pacto nacional pela alfabetização na idade certa.
Alunos Kelvin Bianchi e Taísa Fernanda Azevedo de Souza com a professora orientadora Solange  Lazzari

A Escola Elisa Tramontina de Carlos Barbosa tem como objetivo em seus trabalho científico criar uma chapa ecológica a ser utilizada em móveis, assim reduzindo parte do e-lixo descartado de forma incorreta, dizem os alunos Jordano Fachini, Natalia Mantovani e Natalia Royer orientados pela professora Sandra Seleri.
Banner da Escola Elisa Tramontina

Dentro do Eixo tecnológico Politécnico o Colégio Ângelo Mônaco traz o tema Irrigação: investindo para o futuro como objetivo de implementar o sistema de irrigação por gotejamento na horta da escola, mostrado novas formas de aumentar a produtividade e o lucro nas propriedades.
O Colégio Colbachini  de Nova Bassano traz a preocupação com a  água em sua produção científica, pensando na redução do consumo e na sua reutilização, através de cisternas e caixas de manta tetra pak para purificação da água e aquecimento solar.
Produção científica dos alunos, Eduardo Ravanello, Tiago Radin, Willian Minozzo orientados pela professora ,Patrícia Gabana Barbisan do Colégio Colbachini

O Colégio Tiradentes de Nova Prata traz a temática do trabalho doméstico. Os alunos descrevem que  no início do ano letivo, na disciplina de Seminário Integrado, apresentou-se um projeto referente ao “Mundo do Trabalho” e, dentro dessa proposta, escolhemos enfocar a temática “As consequências físicas do trabalho doméstico e possíveis soluções”.
Por meio deste trabalho, busca-se identificar as complicações causados pelo trabalho doméstico atualmente e apontar as possíveis soluções. Durante a realização das pesquisas, apresentaram-se dicas e melhores maneiras de exercer as atividades, as quais foram úteis também aos integrantes do grupo que instintivamente as colocam  em prática em prol da limpeza do ambiente em que convivem.
“Através deste trabalho, foi possível conhecer e valorizar um serviço extremamente importante e presente em nosso meio social, pois com a vida corrida, a falta de tempo e a necessidade de um ambiente limpo e bem organizado, tornamos visível a relevância desse trabalho”, disseram os alunos do Tiradentes.


 Alunos Gabriel Bauken Zucchetti,
Gabriela Zorzi,Jordana Primieri,Larissa Ribeiro,Laura Loro, Maísa Farina Colla ,Niara Lazarotto, apresentando o trabalho no Seminário Integrado.(imagem cedida pela escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário