domingo, 29 de junho de 2014

PRONATEC forma 30 jovens de escolas da região da 16ª CRE

Texto e imagens: Eliana Passarin
Aconteceu no final da  tarde de hoje(28), a formatura de três turmas do PRONATEC-Programa do Governo Federal, junto ao salão de Atos do IFRS-Campus Bento Gonçalves. A 16ª CRE, se fez presente, através do Coordenador Enio Eliseu Ceccagno que representou a SEDUC-RS. Familiares, professores e dirigentes acadêmicos estiveram prestigiando os 30 alunos de escolas públicas que passam a ter diplomas de Técnico em Paisagismo, Comércio Exterior e Informática.
O programa  tem entre seus objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância em todo território nacional, vem crescendo vertiginosamente com maciços investimentos do Governo Federal, democratizando desta forma o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho de forma qualificada.
Autoridades acadêmicas do IFRS e o Coodenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno
30  primeiros alunos formandos do PRONATEC 
Professores e familiares prestigiando o ato solene
Para  a aluna Tainá Keller, de Santa Tereza, formanda de Paisagismo, o PRONATEC  deve continuar porque abre oportunidades aos Jovens,  minha família, por exemplo, diz ela não teria condições de bancar um curso de forma particular. Feliz, ela comenta que já fez vários jardins em sua cidade e que agora pretende seguir no nível superior na mesma área, e que foi se apaixonando pelo curso à medida que o mesmo ia se desenvolvendo, afirmando que foi de excelente qualidade, demonstrando que o ensino público funciona. Seus pais também avaliam que o Pronatec  deve seguir pois possibilita que muitos jovens possam ter uma profissão de forma gratuita.
Familiares de Tainá felizes com o PRONATEC
Tainá nova paisagista em Santa Tereza
Os pais da formanda em Comércio Exterior, Alexandra de Toni, afirmam que o Pronatec é uma oportunidade para as famílias brasileiras e para a sociedade. Ele deve seguir e incentivar cada vez mais os jovens. Para Alexandra o curso foi de execelente qualidade, sendo avaliado como até mais qualificado que muitos cursos superiores, pois foram realizadas muitas práticas, a mesma se orgulha em dizer que já está atuando  no mercado de trabalho graças a formação recebida. “Se o PRONATEC não existisse eu teria que trabalhar para pagar meus estudos, assim isso não foi necessário”.
Pais de Alexandra De Toni
Alexandra De Toni formanda em Comércio Exterior
Luiggi Augusto Fiorentin formando em Comércio Exterior, diz que  o curso foi muito importante para ampliar meus conhecimentos. O Governo Federal está fazendo uma boa ação, na busca de carreiras mais qualificadas. Os pais e avós de Luiggi presentes a solenidade, dizem que o PRONATEC é um diferencial para que os jovens se qualifiquem e busquem no mercado de trabalho postos também mais qualificados. O pai Fabiano deseja que o PRONATEC tenha ampliação e continuidade para cursos de pós-médio de forma pública, ainda com demandas reprimidas na região.
Formando Luiggi Augusto Fiorentin
Pais e avós de Luiggi prestigiando  a formatura em Comércio Exterior
O Coordenador da 16ª CRE salienta que hoje o PRONATEC avançou ainda mais, criando o mecanismo de " Itinerário Progressivo", fazendo com que os alunos possam aproveitar o currículo para o Curso Superior dentro da mesma área.

SAIBA MAIS

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Até o momento, 4,6 milhões de pessoas já fizeram ou estão fazendo cursos do programa e a meta é que 8 milhões sejam beneficiados até 2014. A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um marco na história da formação profissional e da educação do Brasil, e que está mudando a vida de muita gente.Até agora, 4,6 milhões de pessoas já fizeram ou estão fazendo cursos do programa. Com orçamento de R$14 bilhões, a meta é que 8 milhões sejam beneficiados até 2014.

“Nós estamos trabalhando em três eixos com o Pronatec, primeiro: oferecendo ensino técnico para quem está cursando o Ensino Médio. Segundo: oferecendo mais e melhores oportunidade de qualificação profissional para o jovem ou o adulto que deseja uma melhor formação profissional. E terceiro: oferecendo cursos para as pessoas que estão no programa Brasil sem Miséria conseguirem uma profissão e, assim, terem um trabalho melhor remunerado”, explicou Dilma.

Um comentário: