sexta-feira, 16 de maio de 2014

GRANIZO: saiba mais sobre o fenômeno que atingiu Bento Gonçalves


Imagens: Eliana Passarin
Ontem á noite (15), Bento Gonçalves, foi atingida por uma forte tempestade com presença de granizo.

Saiba  mais sobre este fenômeno:

Comumente  chamada de Chuva de Pedra, o granizo é  um fenômeno natural, caracterizado pela precipitação de água em seu estado estado sólido (gelo). Essas “pedras” são transparentes ou translúcidas e podem apresentar ,tamanhos e pesos variados, desde gramas a quilos.
O granizo é formado  na maioria das incidências nas nuvens do tipo cumulo-nimbus. Gotículas de água entram  nessas nuvens, posteriormente, são congeladas em razão das temperaturas inferiores a 0° C.Nesse momento, as partículas de granizo são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam, fato que proporciona o aumento das “pedras de gelo”. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar, ocorre a precipitação de granizo.
Em muitos casos, as partículas são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida, dependendo das condições de umidade, peso e velocidade.  Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação de granizo, as consequências podem ser  muito negativas, destruindo plantações, provocar queda de árvores, danificar telhados, rede elétricas e transtornos de ordem geral como no trânsito. No Brasil, esse fenômeno é mais comum na Região Sul.
Ontem final de tarde e sequência chuva de granizo

Agora (11 horas da manhã) ainda a presença do acúmulo de granizo em frente a 16 ª CRE, mais de 20 cm de altura

Nenhum comentário:

Postar um comentário