terça-feira, 6 de maio de 2014

Escola Anselmo Luigi Piccoli participa de Programa da TV UCS/FUTURA

Programa foi ao ar hoje ás 18 h 30 min e reprisado ás 22:00 hs
Texto e imagens: Eliana Passarin
No final da tarde de hoje (06),  a Escola Estadual Anselmo Luigi Piccolli, da 16ª CRE, esteve participando do Programa Rede de Olhares da TV UCS/FUTURA, em Caxias do Sul, com a presença da Diretora Tânia Ducatti Sasso,da Vice-diretora,Solaine Bortoncello e da professora da Sala de Recursos, Marinês Scalon. O programa “Nota 10 a escola pública que da certo”, reuniu alunos, professores, gestores, de Caixas do Sul, Canela e Bento Gonçalves. O programa apresentado por Carol Dalagnol, mostrou as experiências exitosas das escolas públicas estaduais e municipais da região. O painél, contou com a apresentação do Projeto Djavaneando e com a presença do Educador Délcio Agliardi, que contextualizou a educação no Brasil, seus desafios, até a universalização da mesma. “ Dentro do  universo de problemas que ainda devem ser enfrentados, temos excelentes exemplos, focados na gestão democrática da instituição,disse Agliardi. Foi apresentado o Case da Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, de Canela, que em 2010 recebeu o título de melhor escola no Brasil, pelo prêmio SESI de educação pública. A Escola que conta com mais de 1000 alunos, já tem turno integral , há 20 anos, o que reduziu muito os índices de violência, repetência e evasão, destacou o diretor.

A diretora da escola Anselmo Luigi Piccoli, Tânia Ducatti Sasso, que já recebeu dois prêmios de Gestão Escolar, Nacional e Estadual, e que recentemente foi painelista no 1º Forum Educação que dá  Certo , destacou a importância e o engajamento das famílias e da comunidade escolar para que a educação de fato de certo, atingindo suas metas e objetivos. “ Precisamos conjugar estes fatores, com foco na aprendizagem dos alunos, participação da comunidade e investimentos na carreira do magistério.” Com a Família, engajada os resultados são muito mais positivos”, disse a diretora.
Tânia Ducatti Sasso , Diretora da Escola Anselmo Luigi Piccoli
Foi consenso, entre os participantes do programa, que  a comunidade é fundamental neste processo e no sucesso da escola pública e que o professor,  tem em suas mãos, um grande desafio, de fazer com que a educação  atenda as demandas da sociedade contemporânea.
Também participaram as Escolas de Caxias do Sul, São Vicente de Paula, Santa Catarina e Imigrante, que apresentaram projetos realizados no contraturno escolar.

Equipe da Escola Anselmo com a apresentadora Carol Dalagnol
Assista o vídeo do Forum Educação que dá certo.

Para relembrar:
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR

Dimensões do Prêmio Gestão Escolar nos quesitos: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos  escolheu como instituição finalista a Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccolli. O grupo de avaliadores justificou sua escolha baseando-se nas informações contidas nos documentos da inscrição, com justificativas claras e coerentes, as estratégias estão ao alcance das metas estabelecidas o que já vem sendo demostrado através do desempenho positivo dos estudantes, meta esta estabelecida pela própria comunidade escolar. O comitê de avaliação ainda destacou que a gestão da escola foi feita com a participação de toda comunidade escolar e parabenizou o educandário pelo excelente trabalho que vem realizando na busca da qualidade do ensino e a melhora do desempenho dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário