quinta-feira, 24 de abril de 2014

Bullying: Carpinejar palestra para alunos da 16ª CRE


 Texto e fotos: Eliana Passarin
Tendo como tema o Bullying nas escolas, aconteceu na manhã de hoje, junto ao autitório da UCS, a palestra com o escritor Fabrício Carpinejar ,“Educar sem discriminar” acompanhado pelo Coordenador da Diversidade Sexual do estado, Fábulo Nascimento da Rosa.
Mais de 200 alunos dos primeiros anos do ensino  médio, puderam trocar idéias sobre o tema com Carpinejar, que de forma leve e bem humorada conduziu a aticidade de formação. “ O bullying não pode ser combatido com bullying”, é preciso ter bom humor destacou o escritor. “Ao professor, no entanto, cabe o papel de “chato”, afinal a omissão só acentua o problema, ele deve tentar  destacar as qualidades de cada um, fazendo com que o aluno se sinta menos sufocado”.
Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno abriu os trabalhos  

Interação e empatia com público jovem marcou palestra
Para o aluno Gabriel Zanotto, de 15 anos, da Escola Landell de Moura, este momento foi muito importante reunindo todas as escolas, para uma maior interação e reflexão. O bullying sempre existiu e sempre irá existir. “ Começa com brincadeira, até constrangimento e violência e isto deve mudar”.
Professora Marina Rampon e o aluno Gabriel Zanotto do Landell de Moura

A aluna Deise Dutra, de 17 anos, do Cecília Meireles diz que  momentos como este são importantes para reflexão , afinal a escola reproduz muito o preconceito contra obesidade, opção sexual e com os colegas de inclusão.
Aluna Deise Dutra do Cecília Meireles

O Programa  faz parte da Política do COPREV/SEDUC e SJDH. Na 16ª CRE, doze escolas fazem parte do Projeto, que tem como maior objetivo levar a Cultura de Paz ao ambiente escolar e seu entorno. O poeta irá percorrer trinta cidades, palestrando sobre bullying. O livro  "Filhote de Cruz Credo", que tematiza a discriminação na escola, está à disposição e pode ser baixado neste link: http://migre.me/iKnkZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário