quinta-feira, 20 de março de 2014

Participação Popular e Cidadã: casa lotada na audiência pública regional

Texto e fotos: Eliana Passarin
Com o auditório da UCS-CARVI  lotado, aconteceu ontem á noite(19) a Audiência Pública Regional que deu início aos debates e construção da participação Popular e Cidadã para o Orçamento de 2015 do Estado do Rio Grande do Sul.
As atividades são organizadas em conjunto pelo Governo do Estado e Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A audiência teve uma breve prestação de contas dos investimentos feitos pelo governo do estado nas mais diferentes áreas, como nas escolas da 16ª CRE, Geni Pinto Cadore , Virginia Bernardi, Elisa Tramontina, Silvio Sanson, Jacinto Silva, Angelo Mônaco e Colbachini. O Coordenador da 16ª CRE, Enio Eliseu Ceccagno, apresentou uma moção de apoio ao projeto, que muda os critérios de indexação das dívidas dos estados   com a União com o objetivo de dar novo fôlego às finanças do Rio Grande do Sul. A Coordenadora Regional da SEPLAG, Ana Corso, destacou que foi a maior liberação de verbas na história da participação popular do Rio Grande do Sul superando 200 milhões de reais feitas pela atual gestão.

 
 
 
 
ÁREAS SELECIONADAS na Audiência
 
De 15 áreas existentes, dez foram selecionadas. São elas: Saúde (20%); Educação Básica, Profissional e Técnica (10%); Segurança Pública e Defesa Civil (15%); Desenvolvimento Rural (15%); Desenvolvimento Econômico (7,5%); Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento (7,5%); Educação Superior (5%); Esporte, Lazer e Turismo (10%), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (5%); e Planejamento Local e Regional (5%).
 
Em abril as comunidades irão  escolher as demandas nas Assembleias Municipais onde  constará na cédula os itens Infraestrutura e Logística; Saúde; Desenvolvimento Econômico (setores primário, secundário e terciário); Educação Básica, Profissional e Técnica; e Meio Ambiente.
acesse o link
 

Governador Tarso Genro liberou R$219.000.000,00 para a Participação Popular e Cidadã (imagem SECOM)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário