quinta-feira, 6 de março de 2014

16ª CRE realiza encontro sobre o Programa Saúde na Escola

 
Aconteceu hoje pela manhã (06) reunião com as escolas da 16ª CRE que particioam do Programa Saúde na Escola em parceria com a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos
Aproximadamente 2112 crianças e adolescentes são atendidos nas escolas estaduais de Bento Gonçaves, por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas, que realizam sistematicamente avalições clínicas, com medição de peso estatutura, pressão arterial e audiometria.
Após três anos de levantamento de dados os profissionais concluíram que ações práticas deveriam ser desenvolvidas para contribuir na prevenção e melhora nas avaliações. Dentre os problemas mais encontrados foram obesidade , sobre peso e na área da saúde bucal.
Os professores recebem formação e orientação para a realização o primeiro teste de visão com os educandos. Na área da saúde mental a psicóloga Liege Bertolini Fasolo trabalha com os professores dando suporte e formação para que muitos encaminhamentos não sejam necessários, a maioria dos conflitos podem ser resolvidos na própria escola, diz a profissional.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
 O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 As escolas do Porgrama pertenecem ao Zoneamento do ESF.
 

 Psicóloga Liege Bertolini  Fasolo, Greice Maria Rosina , Nutriconista, Sandra Scherer, Enfermeira, Simone Menegotto e Ivanez Zappaz  Assessores da 16ª CRE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário