quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Secretário de Estado da Educação abre encontro de formação com equipes diretivas da 16ª CRE

Texto e imagens: Eliana Passarin
Com a presença do Secretário Estadual de Educação José Clóvis Azevedo, aconteceu na manhã de hoje(27) no auditório da UCS, o Encontro de Formação das Equipes Diretivas da 16ªCRE. O Coordenador Enio Eliseu Ceccagno fez a abertura dos trabalhos acolhendo as direções das 74 escolas estaduais dos 25 municípios de abrangência da coordenadoria. O secretário de Estado aproveitou o momento para fazer uma balanço da gestão falando dos avanços e conquistasn nas obras, nos investimentos em tecnologia, formação continuada dos professores e a implantação da reestruturação curricular com o Ensino Médio Politécnico.  
Mais de 250 profissionais da Educação estiveram prestigiando Secretário José Clóvis
 
“Foram mais de 300 milhões investidos até o momento em 1815 obras em nossas escolas, muitos outros projetos já estão  prontos e encaminhados e outros tantos para continuidade dos governos”. “Assumimos com um passivo de mais de 30 anos de desinvestimento nas escolas do estado”, destacou  José Clóvis. A formação continuada também foi destaque na fala do Secretário com mais de 500 mil formações só promovidas pela SEDUC fora as realizadas nas escolas, os investimentos superaram  45 milhões. Os avanços para o magistério através de uma política de valorização também foram destacados pelo secretário, como o ganho de real de mais de 50% acima da inflação do período e um reajuste acumulado de 76,6%, a manutenção do plano de carreira e as mais de 30 mil promoções de professores que estavam paradas há uma década.
A implantação do SEAP, sistema de avaliação participativa implantado na atual gestão hoje é modelo para as Universidade pesquisarem, disse José Clóvis, afirmando que é uma ferramenta capaz de fazer com que todos os entes e atores se auto-avaliem,  enxergando as qualidades e deficiências.
Quanto as reformas propostas no ensino médio, o Secretário afirmou que elas podem ter gerado desconforto, pois tudo que é novo desacomoda,  mas isso é positivo, pois gera o debate, a dúvida. “ A Escola deve ser  o espaço da pesquisa , da construção do conhecimento para que os alunos possam compreender o mundo e a  vida, intervindo de forma propositiva”. “Respeito a história de cada um, de cada professor, pois a grande maioria é movido pela ética mas é preciso estar aberto a olhares diferentes, precisamos resgatar a escola para o nosso tempo”.

Equipe da 16ª CRE, autoridades da UERGS e do legislativo bento-gonçalvense com Secretário José Clóvis
O Secretário fez questão de encerrar dizendo que com seus 69 anos de idade e 44 de magistério a educação pública está no seu sangue e tem grande esperança nela.

Coordenador Enio Eliseu Ceccagno fez entrega de um álbum para o Secretário José Clóvis com experiências exitosas do Politécnico nas Escolas da 16ª CRE
 
O encontro seguiu com a palestra do professor  Vinicius Leme Lousada do IFRS Bento Gonçalves  sobre as Novas Práticas Pedagógicas no cCntexto da Restruturação Curricular. Na sequência o secretário concedeu entrevista coletiva à imprensa local e regional.
 
 

Coordenadorda da 4ª CRE Cleudete Picolli prestigiou evento




Nenhum comentário:

Postar um comentário