quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Secretário Azevedo abre Seminário Estadual do PNAIC, em Pelotas

 

O Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), encerrou a primeira etapa de implementação do Programa, cujo objetivo é a formação continuada de professores das redes públicas de ensino que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. O evento foi organizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo., na manhã desta quinta-feira (12).
Conforme Azevedo, somente em 2013 foram investidos R$ 3,6 milhões na formação do programa, que teve a participação de mais de seis mil professores da rede estadual. “É fundamental poder contar com universidades consagradas para qualificar o trabalho de nossos professores, afinal, são eles que formarão nossos jovens, tornando-os pessoas melhores”. O secretário ainda defendeu a universalização do acesso à educação infantil. “Aquelas crianças que não têm uma boa base, não chegam preparados no ensino médio, e o pacto tem este papel, dar sustentação a esses pequenos estudantes, sem olhar a quem”.
Para a Coordenadora Nacional do PNAIC, Ana Ruth Miranda, o Pacto é um programa ambicioso, no melhor sentido da palavra. “Ele promove a união entre as redes de ensino e as Universidades públicas, por um bem único que é alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade”.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. O programa integra uma série de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Entre os temas abordados nos encontros, direitos da aprendizagem, conceitos de alfabetização e letramento, gêneros textuais, ludicidade, educação especial, projetos pedagógicos e sequência didática.
Participam do encontro a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, a Coordenadora Nacional do PNAIC, Ana Ruth Miranda, o titular da 5ª CRE, Cirio Almeida, a Coordenadora do PNAIC na Seduc, Ana Ordobas, e, representando a UFPel, a diretora de registro acadêmico Ediane da Cunha. Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário