quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

II Dia do Campo reúne escolas em Bento Gonçalves

Texto e imagens: Eliana Passarin

Durante todo dia de hoje(05) mais de 200 estudantes e professores estão reunidos no salão da comunidade de São Valentin, em Bento Gonçalves para o II Dia do Campo. Durante a manhã  as escolas apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o ano em uma Mostra de Troca de Experiências seguido de almoço comunitário. A tarde o Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno trabalhou com os professores um documento orientador para implantação  dos Ciclos de Formação Humana para 2014, além de ter feito um relato das atividades gerais que estão sendo realizadas pela SEDUC. Cecacgno abordou na abertura do evento sobre a sustentabilidade e a importância de termos uma educação que estimule os alunos a permaneceram no meio rural com práticas modernas, que priorizem a vida.  Enquanto os professores estão em formação, os alunos participam de uma gincana coordenada pelos assessores da 16ªCRE.
Coordenador da 16ª CRE abriu o II Dia do Campo

 
 
A Mostra das Escolas do campo da 16ª CRE reuniu os alunos da Ângelo Salton, Ângelo Chiamolera, São Pedro, São Valentim, Marcelino Champagnat, Adriano Guerra, São Marcos, Armando Peterlongo, Heitor Mazzini, Geny Vieira da Cunha, Luiz Zanetti, José Pandolfi, Fernando Luzatto, Rogaciano Giordani e Maria Costa Marocco, que apresentaram suas produções com temas como reciclagem e artesanato, pesquisas com ervas medicinais e relógio do corpo, literatura e produção textual, enfeites de natal com elementos reaproveitáveis ,  brinquedos da cultura afro-brasileira, entre outros, A Escola Ângelo salton apresentou uma boa prática atendendo aos princípios da reciclagem e geração de renda com a confecção de sacolas a partir de sombrinhas reutilizadas.


Equipe da 16ª CRE recebeu sacolas ecológicas feitas de sombrinhas
 

Saiba Mais:

A educação do campo traz um conjunto de conhecimentos e práticas que instiga a escola a compreender o campo como um espaço emancipatório, como um território fecundo de construção da democracia e da solidariedade. O campo não pode ser visto apenas como um espaço  meramente  de produção econômica, como o lugar do atraso, da não cultura. O campo é acima de tudo o espaço da cultura.
Confira imagens:
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário