quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Colégio Divino Mestre realiza Caravana do Bem

Recebemos do Colégio Divino Mestre relato de atividades
 as quais partilhamos.
O Colégio Estadual Divino Mestre de Paraí vem oportunizando diversas atividades ao longo de 2013, dentro do Projeto “CARAVANA DO BEM” aos alunos e comunidade escolar.
Durante o mês de setembro uma atividade muito especial foi oportunizada para aproximadamente 600 educandos do Pré ao Ensino Médio, nesta atividade o foco principal foi o SONHO, o propósito de vida de cada um destaca a equipe da escola.
O objetivo principal foi levar o educando a pensar, olhar pra dentro de si, estar atento ao som do silêncio e principalmente sentir o que o coração está pedindo a cada um , com relação ao que vai fazer da sua vida disse a professora Rosicler Trevizan.
Na prática as turmas foram divididas em grupos de aproximadamente 50 educandos e realizaram dinâmicas no salão de atos do Colégio. Inicialmente assistiram vídeos que motivam o jovem a agir, a se comprometer com um propósito maior e contribuir com a coletividade, utilizando os próprios talentos e habilidades . Educandos da Pré Escola e Séries Inicias de Ensino Fundamental assistiram um Teatro mostrando a diferença de plantar e cultivar boas e más sementes.
 
Também tiveraram uma palestra fundamentada nos princípios do escritor Victor Franskl sobre a importância de cada um buscar seu caminho, ter e acreditar nos sonhos, alimentar sua mente e coração com crenças positivas ,éticas , ecológicas e voltadas à vida.
Os grupos participavam logo após duma dinâmica de Psicomotricidade, na qual com muita música e movimento acessavam livremente durante 20 min o chão, seu próprio corpo e o corpo dos colegas com “espaguetes de piscina”.
 

“ Objetivo dessa dinâmica é liberar tensões, descontrair, criar, brincar sem uso da linguagem verbal, expressar-se através do corpo. Os educandos foram orientados numa dinâmica de relaxamento deitados ou sentados e levados a “ viajar” mentalmente , permitindo-se sonhar, voar alto, acreditar e sentir o que seu coração está pedindo”. Logo após, sempre em silêncio, tiveram oportunidade de expressar através da arte. Cada um recebeu uma cartolina branca e tinta e expressou aí seu maior sonho.
 
“Foi possível presenciar imagens e sensações impressionantes, perceber crianças e jovens mostrando que acreditam na vida e querem ajuda, amor e incentivo para confiar no seu potencial, destaca a professora.
Para finalizar cada educando escrevia ou simbolizava numa estrela seu maior sonho. A estrela de cada foi colocada no teto das salas de aula por alguns dias e também a arte feita na cartolina foi exposta nos corredores do Colégio.
“Acreditamos que a atividade foi produtiva e gratificante pela participação, envolvimento e depoimentos positivos dos educandos”.
“Acreditamos que oportunizar atividades como a descrita acima, seja uma forma de plantar excelentes sementes, no solo fértil de corações sedentos por exemplos positivos, confiança e esperança na vida.
A professora Rosicler conclui dizendo que acredita que a educação precisa de mudanças e que a sociedade como um todo, não somente educadores, devem ser protagonistas dessas mudanças.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário