sexta-feira, 4 de outubro de 2013

16ª CRE debate Direitos Humanos em encontro de formação

 
                                                                                                                                                                                                                     Imagens:Eliana Passarin 
Iniciou hoje pela manhã(sexta-feira)   o Encontro de Formação para os professores das escolas estaduais "Os direitos Humanos e a Formação para a Diversidade e a Transverslalidade" promovido pelo setor pedagógico da 16ªCRE junto ao Auditório do Colégio Bento Gonçalves da Silva.
A abertura do evento contou com uma apresentação cultural do Instituto Estadual Cecília Meireles de Bento Gonçalves fazendo uma reflexão sobre as várias  formas de direitos humanos usando da musicalidade e poesia, tendo como atores os alunos do Ensino Médio Politécnico e o Ensino Normal coordenados pela professora Marilvana Bogoni.
O Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno fez uma refelexão sobre os direitos humanos internacional, citando as desigualdades entre os povos, " enquanto alguns passam fome outros apresentam a cura para a obesidade". Também destacou que muito já melhorou citando o Brasil que há poucos anos tinha 40 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza e hoje este número caiu para metade."As escolas tem um papel fundamental com a construção de um mundo mais solidário, todos tem direito a vida e esta com dignidade", disse o Coordenador.
A primeira palestrante do dia Beatriz Rosane Lang que é Assessora da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado tratou do tema "Educação em e para os Direitos Humanos", fazendo a historicidade da temática, passando por documentos internacionais e evidenciou a descontrução de que Direitos Humanos é "defesa de bandido" como nos faz acreditar a grande mídia no país. Sugeriu aos professores que trabalhem nas salas de aula com os conceitos tratados nos Pactos Internacionais de Direitos Humanos.
A segunda palestrante da manhã foi a Gerente Técnica da EMATER Regina Miranda que abordou o tema Segurança Alimentar. O Encontro seguiu à tarde com a palestra Alteridade e suas mnaifestçãoes nointerior da Escola ministrada pela assessora da SEDUV  Maribel Gil Guterres, Lei 10.639 com o Assessor da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado Gleidson Renato Martins Dias e Gênero e Sexualidade com Helen Martins, Assessora de Gênero e Sexualidade da SEDUC .
Alunos do Instituto Cecília Meireles abriram encontro com aprentação cultural,transitando por diversas músicas reflexivas
 


Professora Marilvania Bogoni com aluno Matheus Justino e Silva interpretando Heal the World 
Diretor Leonildo da Luz de Moura Diretor da Escola anfitriã do evento diz que sediar um evento como este é muito importante,oportunidade de um grande aprendizado para todos e crescimento 
 
Coordenador da 16ªCRE Enio Eliseu Ceccagno "Temos direito à vida e com dignidade".
   
Palestrante Beatriz Rosane Lang desconstruiu conceito que Direitos Humanos é para defender bandido.


Assessoras da 16ªCRE Rita e Simone com a palestrante Regina Miranda Gerente da EMATER
 

Gleidson Renato Martins Dias falou da Lei 10.639 que versa sobre ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas
 

Maribel Gil Guterres da SEDUC falou da alteridade e suas manifestações no interior da Escola
 

 Helena Martins que falou sobre Gênero e Sexualidade mostrou campanha do Governo do Estado  " Carteira Social".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário