terça-feira, 17 de setembro de 2013

16ª CRE vai ao legislativo bento-gonçalvense falar sobre Ensino Médio Politécnico

O Coordenador da 16ªCRE Enio Eliseu Ceccagno esteve na noite de ontem a convite do Vereador Moacir Camerini na sessão da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves com o objetivo de explanar sobre a implantação do Ensino Médio Politécnico nas Escolas da Rede Estadual.
Coordenador da 16ªCRE apresentou dados que justificam a implatação do Politécnico
 
Ceccagno destacou  que o Politécnico foi construído a partir de muito diálogo em conferências na escolas, por região e culminado em uma grande conferência estadual. Falou que o método foi reconhecido pelo MEC e que será implantado no país, “isso não foi inventado aqui, essa metodologia é reconhecida por grandes nomes da pedagogia no mundo disse Ceccagno.  O Coordenador apresentou aos vereadores os Eixos Estratégicos que passam pela recuperação física das escolas, modernização tecnológica, reestruturação curricular, política de formação, qualificação e democratização da gestão e valorização profissional.
“O ensino politécnico deve dialogar com o mundo do trabalho, a escola precisa mudar, ela não comporta mais um ensino fragmentado que não dialogue  com os alunos”. O Coordenador ainda apresentou um diagnóstico do Ensino Médio no Rio Grande do Sul que motivou a implantação da politecnica como forma de diminuir o abandono(13%) e o altos índices de reprovação (21,7%),não compatíveis com a missão da Escola.
Como qualquer método novo ele precisa ir sendo adequado ao longo do seu caminho referindo-se as dificuldades que algumas escolas apresentam e respondendo ao questionamento do legislativo, no entanto citou que não é mais possível retroceder apenas melhorá-lo. O Vereador propositor do convite citou alguns casos de sucesso que estão acontecendo nas escolas da rede estadual, como A Mostra Gastronômica do Instituto Cecília Meireles e a Gincana do Landell de Moura e afirmou que muitas vezes o novo desacomoda, por isso encontra resistências.
O Coordenador da 16ª CRE colocou-se a disposição para maiores debates sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário