quinta-feira, 18 de julho de 2013

Seminário Internacional mobiliza rede estadual de Educação

 
Mais de 1,5 mil professores, educadores e convidados acompanharão em Porto Alegre as atividades do I Seminário Internacional de Educação promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta gestão. O evento pedagógico tem como tema “Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã” e será transmitido ao vivo, pela Internet, a partir do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parceira da iniciativa.
 Em cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) haverá mais de 50 pontos de transmissão, com mediadores convidados, para repercutir as conferências, palestras e debates que acontecem em Porto Alegre. A intenção da Seduc é propiciar a reflexão sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio e Educação Profissional que está em curso na rede estadual, com expectativa de atingir mais de 12 mil pessoas, na Capital e nos pontos de assistência.
O Seminário Internacional trará à Capital educadores reconhecidos mundialmente, como o pesquisador e professor norte-americano Michael Apple, da Universidade de Wisconsin-Madison, que fará a conferência principal, na quinta-feira, 18 de julho, imediatamente depois do ato de abertura do encontro, marcado para as 18h. O secretário estadual da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, anfitrião do encontro pedagógico, fará a fala de abertura.
Também foram convidados a falar aos professores estaduais o professor Gustavo Fischmann, argentino com atuação nos Estados Unidos, Jorge Manuel de Almeida Castro e Ana Benavente, ambos de Portugal, e os brasileiros Maria Teresa Esteban, Antonio Flavio Moreira, Monica Ribeiro da Silva, Acácia Kuenzer e Sandra Garcia. Estarão em debate no seminário os temas Educação como Prática Social Cidadã, Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente; Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários; e dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da Educação Profissional. Cada tema será desenvolvido em um turno. O Seminário Internacional terá atividades nos dias 18 (à noite) e nos três turnos do dia 19, sexta-feira, de acordo com o seguinte cronograma:
Programação
Quinta-feira, 18
18h- Início do Credenciamento
19h- Abertura Oficial com apresentação da Orquestra Villa Lobos
19h30- Conferência: Pensamentos para uma nova prática social cidadã
Palestra Inaugural: Michael Apple (EUA)
Sexta-feira, 19
Manhã- Painel: Avaliação: Controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente
8h30- 9h30 - Maria Tereza Esteban (Brasil)
9h30- 10h30 - Gustavo Fischman (Argentina/EUA)
10h30- 11h30 - Jorge Manuel de Almeida Castro (Portugal)
11h30 – 12h30 - Abertura para questões e debate
12h30- 13h30 - Período para almoço
Tarde- Painel: Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários
14h- 15h - Ana Benavente (Portugal)
15h- 16h - Antonio Flavio Moreira (Brasil)
16h- 17h - Mônica Ribeiro da Silva (Brasil)
17h-18h - Abertura para questões e debate
18h- 19h- Lançamento de livro
Noite- Painel: dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da educação Profissional
19h – 20h – Sandra Garcia (Brasil)
20h – 21h – Acácia Kuenzer (Brasil)
21h – 22h – Debate e encerramento

Assessoria de Comunicação Social/Seduc
Redação: Patrícia Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário