sexta-feira, 19 de julho de 2013

Seminário Internacional de Educação reúne mais de 12 mil professores

Texto e Imagens: Eliana Passarin
 
Ontem á noite(18) junto ao Auditório do Blobo B da UCS aconteceu a abertura solene do Seminário Internacional de Educação promovido pela Secretaria de Educação do Estado fazendo parte da semana de formação que acontece em todo a rede pública estadual. De forma inédita é realizado um evento desta magnitude com 54 pólos de videoconferência e mais de 12 mil professores participando, em parceria com as mais diferentes Universidades e Faculdades no estado. Na região da 16ª CRE estão acontecendo as videoconferências em dois pólos Bento Gonçalves e Nova Prata em parceria com a UCS. O Coordenador da 16ª CRE abriu os trabalhos afirmando que este é um momento importante “precioso para fazer uma refelxão sobre a educação” apresentando a mediadora da conferência de abertura professora  Maria Cristina Filipon da UCS. Ceccagnho destacou que durante esta semana de formação mais de 20 m il professores puderem se qualificar ainda mais.” O estado investiu mais de 7 milhões para este projeto demostrando sua crença na formação continuada como um dos pressupostos para melhorar ainda mais a qualidade da escola pública”.
Frio intenso na serra não diminuiu participação
 
 
Coordenador  da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno e a professora Maria Crstina Flippom da UCS mediadora da noite
Os trabalhos iniciaram com a transmissão ao vivo da solenidade realizada em Porto Alegre no anfiteatro da UFRGS com os pronunciamentos das autoridades estaduais. O Secretário Estadual de Educação  José Clóvis de Azevedo  afirmou  que o Seminário é um encontro de aprofundamento teórico e continuidade de um grupo de pensadores onde a Educação para todos não significa escola para todos, e sim, aprendizagem para todos. “Continuamos sonhando com uma escola pública onde a escola seja um espaço de criatividade, de acolhida como sujeito da civilização e não de exclusão. Buscamos e precisamos de uma Educação para Todos de fato”, destacou.

Videoconferência atinge mais de 12 mil professores
 
 
Secretário de Educação agradeceu o empenho de todas as CREs para a realização do evento
A abertura solene ainda contou com a apresentação da  Orquestra Villa Lobos, da Escola Municipal de Porto Alegre Heitor Villa Lobos  sob a regência da professora Cecília Silveira. A atividade seguiu com a palestra do pesquisador e professor norte-americano Michael Apple, da Universidade de Wisconsin-Madison com o tema. Pensamentos para uma nova prática social e cidadã.
Orquestra Vila Lobos encantou e emocionou participantes do evento
 
No pólo Bento Gonçalves 180 professores estão participando das Video Conferência e no Pólo Nova Prata 60.
 Professor e Pesquisador norte-americano  Michael Apple abriu a conferência
Depoimentos:
Para a professora do 5ª ano da Escola José Pansera  Iara da Costa Strapazzon  “este é um momento muito importante, pois o professor tem que estar sempre em busca de inovação,”não adianta reclamar só do aluno o professor tem que se permitir novas mudanças”.
 
A professora do Colégio Mestre Santa Bárbara  Rosane Ferronato diz que “momentos como este  são fundamentais, podemos  ver novas formas de fazer a educação, mais conhecimentos para nos apropriarmos no nosso dia a dia”.
 
Ildo Réus Pellicioli Filho que é professor do Colégio Dona Isabel e Egídio Fabris diz que o evento em primeiro lugar é para a formação do educador,proporcionando contato com novas idéias que dizem respeito a educação,”também é um momento de interação com os demais colegas”.
 



Na manhã de hoje o Seminário segue com a painel Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho social docente com os debatedores: Maria Tereza Esteban(Brasil/México)Gustavo Fischman (Argentina) e Jorge Manuel de Almeida Castro (Portugal).
Painel acontcendo na manhã de hoje
As  questões e debate serão mediadas no pólo Bento Gonçalves pela professora da UCS Sílvia Hauser Farina e a professora responsável da16ª CRE  é Isabel Lazzari.
Professora Silvia Hauser e Isabel Lazzari
 
Tarde e  noite seguem com mais dois painéis:
-Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários 
-Dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da educação Profissional
 

Semana para qualificar ainda mais a educação

investimentos ultrapassam 7 milhões


Desde o início da semana (15) até hoje (19) culminado com o Seminário Internacional “Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã”, promovido pela SEDUC, setenta e sete(77) escolas estaduais atingindo 1836 professores da 16ª CRE estão realizando atividades de formação continuada.

Autonomia

As escolas tiveram autonomia financeira que variou de R$1.000,00 á R$8.000,00 e os projetos foram analisados e aprovados pelo setor pedagógico da 16ª CRE. As escolas puderam ainda optar em realizar a formação em conjunto com outras escolas ou de forma individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário