terça-feira, 30 de julho de 2013

Justiça Restaurativa profissionais do estado realizam qualificação

Após a qualificação de 40 profissisonais da área de educação, saúde, assistência social, Ministério Público, Judiciário, Brigada Militar, promovido pela Associação EDUCARE de Bento Gonçalves e Ministério Público/Promotoria da Infância e Juventude, os frutos começam a ser colhidos nas Escolas da Rede Estadual.O curso que  preparou profissionais para atuarem como agentes da Justiça Restaurativa com duração de 40 horas tendo sido ministrado pela especialista no assunto Monica Mumme que estará novamente na cidade esta semana.
Amanhã a tarde a especialista estará trabalhando com os profissionais da 16ª CRE e na sequência com  professores,coordenadores pefagógicos das Escolas Estaduais Mestre Santa Bárbara, Pedro Rosa e Dona Isabel e na sexta-feira no Cecília Meireles e Landell de Moura.
"Trabalhar a resolução de conflitos na perspectiva da Justiça Restaurativa significa incluir a todos para participarem como sujeitos de direito, que podem e devem expressar suas opiniões nos temas que lhes afetam e, portanto, se responsabilizam por acordos que restaurem as relações rompidas. O processo ensina outras formas para a convivência e cria condições para que a Cultura da Paz seja norteadora das relações humanas" diz Monica Mumme .
Dinâmica já vem sendo aplicada no Landell de Moura
 
O curso capacitou através da técnica do Processo Circular o qual está sendo aplicado no Colégio Landell de Moura através dos professores Guardiões do Círculo Rodrigo Antônio Rigon e Jania Genher. A representante da 16ª CRE Elda Falcade que também realizou o curso avalia que a Justiça Restaurativa é uma medida facilitadora especialmente nas escolas para resolver conflitos,destaca a importância do Objeto da Palavra na dinâmica pois ela da vez e votos a todos de forma igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário