quarta-feira, 24 de julho de 2013

Forum Regional de Governo em Bento Gonçalves

Reunindo cerca de 70 gestores públicos  das mais diversas áreas, aconteceu ontem(23) junto ao auditório do Colégio Bento Gonçalves da Silva a reunião do Forum Regional de Governo Região Campos de Cima da Serra, Hortências e Serra. Os trabalhos que foram coordenados pelo Diretor  Geral da Secretaria de Governo Luciano Mendonça tiveram como objetivo aproximar o centro do governo aos servidores públicos e dirigentes das instituições estaduais bem como a integração entre os mesmos. Mendonça  apresentou dados do governo do estado mostrando   o aumento dos investimentos na área da saúde os quais fizeram com que o estado atingisse os índices constitucionais de 12%, aumentando de  1,41 bilhões em 2010 para 2,7 bilhões em 2013. Também fez uma comparativo de investimentos nas áreas em relação ao governos anteriores . O Diretor ainda destacou que o Rio Grande do Sul foi considerado pelo The Economist como o 4º melhor estado para investimentos privados no Brasil.
Diretor Geral da SGG abriu os trabalhos do Forum Regional
Na área da educação enfatizou  o maior reajuste salarial concedido ao longo da última década que será de 76,7% fazendo com que a  média salarial de 40 horas para os professores saia dos R$2.767,00 para os R$4.885,19. O Diretor salientou que na Região do Coredes Serra o governo assumiu 164 compromissos e destes 55 já estão concluídos e 58 estão em andamento demonstrando  que o estado  está trabalhando fortemente para honrar as demandas da população. O Forum também contou com a presença do Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social Luis Augusto Lara que  destacou a importância dos Foruns Regionais de Governo como forma de integração dos agentes e troca de experiências para a gestão pública.“Em 22 anos de vida pública nunca vi um governo investir tanto, colocando o estado em outro patamar retomando a  relação federativa e  garantindo efetivas parcerias com a presidenta Dilma".  O Governador Tarso construiu uma coalisão capaz de governar o estado com uma  maioria na Assembleia Legislativa que apóia as ações do governo.  "Os Foruns  permitem que cada agente do governo , cada servidor seja da saúde, da segurança, da educação esteja completamente interado das politicas de estado e de governo", concluiu o Secretrário.
Secretário de Estado Luis Augusto Lara
 
O Coordenador da Macro Regional da Participação Popular e Cidadã Renato Mascarello fez uma avaliação do ciclo orçamentário da região complementado pelo Chefe de Gabinete da SEPLAG Pedro Henrique Côrrea que destacou o  Prêmio da ONU  concedido a Participação Popular e o aumento dos cidadãos no processo.O Diretor Presidente da EGR Luiz Carlos Bertotto Apresentou o plano de ação para a gestão dos polos rodoviários destacando a diminuição das tarifas   o  fim dos pólos privados e a extinção de  6 pólos dentre eles o de Farroupilha. Luis Carlos Capinelli Coordenador Regional da SDR destacou os investimentos na região para a agroindustria familiar. O Superitendente Regional da CORSAN Alesxander Pacico falou dos investimentos em saneamento dando exemplo de Bento Gonçalves o qual o governador Tarso Genro estará hoje(24) fazendo visitas as obras iniciadas no ano passado.
A Coordenadora da 5ª CRS Solange Sonda falou dos investimentos em saúde dando ênfase para o cumprimento dos 12% e falando do compromisso do estado em entregar a UPA em Bento Gonçalves até o final do ano.As reuniões dos Foruns Regionais de Governo antecedem a interiorização do governo do estado que acontece hoje em Bento Gonçalves e Pinto Bandeira.
Gestores da 16ª CRE presentes no Forum Regional de Governo
 
Texto e Imagens:
Eliana Passarin
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário