quinta-feira, 18 de julho de 2013

Bate-papo com palestrantes antecede Seminário Internacional

Foto da Notícia


O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, recepcionou na tarde desta quarta-feira (17) palestrantes do Seminário Internacional de Educação do RS – Concepções e sentidos da Educação: Pensamentos para uma nova prática cidadã, na sede da Secretaria (Seduc) para um bate-papo com gestores e técnicos da Casa, em sua maioria assessores do Departamento Pedagógico e de Coordenações relacionadas com a reestruturação curricular do Ensino Médio e Educação Profissional que está em curso na rede estadual de Educação.
Na abertura do encontro, que contou com a participação de Michael Apple e Gustavo Fischmann, acadêmicos e pesquisadores que vieram dos Estados Unidos, e Ana Benavente e Jorge Manuel de Almeida Castro, provenientes de Portugal, Azevedo apresentou a ideia de reforma curricular, com os primeiros resultados obtidos em 2012 (ano em que a reestruturação foi implantada nas turmas de 1º ano do Ensino Médio da rede), além de explicar aos convidados a estrutura e o sistema educacional gaúcho, suscitando reflexões e questionamentos dos convidados. Alguns dos palestrantes do Seminário Internacional já vieram a Porto Alegre nas décadas de 90 e no início dos anos 2000, quando Azevedo respondia pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, órgão responsável pela realização de expressivos eventos pedagógicos e de reflexão docente.
Os convidados presentes ao bate-papo estarão nas mesas e painéis do Seminário, quinta e sexta-feira. Michael Apple, um dos mais renomados pesquisadores e pensadores da área do Currículo, falará aos professores estaduais na conferência principal, na noite de quinta-feira. Sobre a reestruturação curricular, Apple foi categórico ao enfatizar o tamanho do desafio que vem sendo enfrentado para efetivação da reforma: “não se trata apenas de mudar as escolas, mas sim de mudar a concepção de escola que a sociedade tem”, resumiu.
Almeida Castro e Fischmann estarão lado a lado, somados a Maria Teresa Esteban, professora que chega ao Brasil hoje e que vem do México, no painel que debaterá, na sexta-feira, o tema da Avaliação. Gustavo Fischmann declarou-se surpreso com a extensão da reestruturação curricular. “Mais uma vez vocês surpreendem o mundo ao irem contra a corrente”, disse. Para o pesquisador, a proposta da Seduc para o Ensino Médio vai ao encontro dos sonhos de docentes norte-americanos. “Vocês propõem uma avaliação emancipatória, nós vivemos, cotidianamente, a avaliação punitiva”, destacou. Para o argentino radicado nos Estados Unidos, a Seduc ousa ao apresentar à sociedade gaúcha um currículo e uma reforma que não repete o modelo adotado há 200 anos, de uma escola que gera exclusão, discriminação e repetência.
Ana Benavente, que discutirá Reestruturação Curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais no painel da sexta-feira à tarde, junto aos brasileiros de Antonio Flávio Moreira e Mônica Ribeiro da Silva, falou aos presentes não apenas com experiência acadêmica, mas também sociopolítica. Ela foi vice-ministra da educação em Portugal e mostrou-se “emocionada” ao encontrar elementos semelhantes na proposta rio-grandense a projetos propostos e construídos anos atrás em Portugal.
Ao referir-se a um dos elementos que levam à reforma gaúcha – altos índices de abandono e reprovação, a socióloga e professora lembrou que todos os países se confrontam com o insucesso escolar. “Mas o nome já diz, trata-se de um insucesso escolar, não social, ou esportivo. Ele é fabricado pela escola”, enfatiza. Almeida Castro, que dirige a principal escola de educação profissional de Aveiro, em Portugal, traz ao Seminário Internacional a experiência de contribuir para a recuperação de jovens com dificuldades de aprendizagem. A experiência inédita em solo português proporciona ações como uma avaliação institucional com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, avaliando uns aos outros. “Inclusive alunos avaliam professores”, explica o gestor.
Chegam nesta quarta e quinta-feira à Capital os demais participantes do Seminário Internacional: Maria Teresa Estebán, Monica Ribeiro da Silva e Antonio Flavio Moreira e as debatedoras do último painel do encontro, que debaterá na sexta-feira à noite os dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da Educação Profissional, Acácia Kuenzer e Sandra Garcia.
O Seminário Internacional é promovido em parceria da Seduc com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O professor Luís Armando Gandin, da UFRGS, também prestigiou o bate-papo desta tarde.
 
SEDUC-Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário