terça-feira, 18 de junho de 2013



Mais de 200 pessoas presentes na abertura 

da CONAE em Veranópolis

Texto e fotos:Eliana Passarin


Aconteceu na manhã de hoje(18)  nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio São Luiz Gonzaga a abertura da Etapa Intermunicipal da CONAE em Veranópolis, abrangendo os municípios de Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores.Com a presença de mais de 200 pessoas e autoridades da região,foram abertos os trabalhos com a fala do Coordenador da 16 CRE Enio Eliseu Cecacgno representando o Governo do Estado que fez uma breve análise conjuntural. O Coordenador agradeceu a organização das Secretarias de Educação dos municípios,em especial a Elis Perachi Fávero Secretária de Educação de Veranópolis que acolheu a etapa intermunicipal."A CONAE é uma construção pedagógica, a 16 CRE se sente orgulhosa em participar desta construção.O Coordenador salientou os movimentos sociais que fortalecem a democracia,questionou as instituições e seu papel perante a sociedade afirmando que a educação também tem este compromisso de dialogar com a sociedade fazendo as mudanças necessárias para o seu avanço.Discussões  como financiamento da educação, gestão, e diversidade, estarão sendo debatidos,salientou a palavra democracia em seu pronunciamento “pois somos sujeitos da construção da sociedade” finalizou Cecacgno.
Coordenador da 16 CRE Enio Eliseu Cecagno abriu a CONAE em Veranópolis

Paulo Parise Maragno vice prefeito de Veranópolis representando os municípios afirmou que é um orgulho para a cidade estar discutindo  um tema muito importante para a sociedade que é a educação,destacou a importância do trabalho dos professores dizendo que é um desafio para todos os municípios  ajudar a construir o Plano Nacional de Educação.”Direito a educação com qualidade começa por cada um de nós” disse o vice-prefeito.
Vice-Prefeito de Veranópolis  Paulo Parise Maragno

Historiadora fez análise documental


A Palestrante Ana Maria C. Metzler abordou o tema PNE na articulação  do Sistema Nacional de Educação de participação popular,cooperação  federativa e regime de colaboração. A Historiadora fez análise documental afirmando que a legislação brasileira é influenciada pela política e pela variação das teorias educacionais.
Historiadora Ana Maria C. Metzler
Na sequência Gerônimo Giron fez a leitura do Regimento da Conferência Intermunicipal para aprovação dos conferencistas que após participaram  dos debates nos eixos temáticos.
Coordenadores dos Eixos Temáticos

A Etapa Estadual da CONAE será realizada em Porto Alegre de 04 a 06 de outubro de 2013.
Conferencistas da Etapa Intermunicipal em Veranópolis,






Nenhum comentário:

Postar um comentário