quarta-feira, 5 de junho de 2013

Justiça Restaurativa


Colégio Landell aplica dinâmica de Processo

Circular para mediar conflitos


Texto e fotos:Eliana Passarin
 
Após a qualificação de 40 profissisonais da área de educação, saúde, assistência social, Ministério Público, Judiciário, Brigada Militar, promovido pela Associação EDUCARE de Bento Gonçalves e Ministério Público/Promotoria da Infância e Juventude, os frutos começam a ser colhidos nas  Escolas da Rede Estadual.O curso preparou profissionais para atuarem como agentes da Justiça Restaurativa com duração  de 40 horas tendo sido ministrado pela especialista no assunto Monica Mumme.
"Trabalhar a resolução de conflitos na perspectiva da Justiça Restaurativa significa incluir a todos para participarem como sujeitos de direito, que podem e devem expressar suas opiniões nos temas que lhes afetam e, portanto, se responsabilizam por acordos que restaurem as relações rompidas. O processo ensina outras formas para a convivência e cria condições para que a Cultura da Paz seja norteadora das relações humanas"  diz Monica  Mumme .
O curso capacitou através da técnica do  Processo Circular o qual está sendo aplicado no Colégio Landell de Moura através dos professores Guardiões do Círculo Rodrigo Antônio Rigon e Jania Genher. A representante da 16ª CRE Elda Falcade que também realizou o curso avalia que a Justiça Restaurativa é uma medida facilitadora especialmente nas escolas para resolver conflitos,destaca a importância do Objeto da Palavra na dinâmica pois ela da vez e votos a todos de forma igualitária.
Para o Promotor da Infância e Juventude de Bento Gonçalves Dr.Élcio Resmini de Meneses as escolas têm o desafio e a necessidade de buscar alternativas para refletir sobre o que a sociedade lhes impõe diariamente."As práticas restaurativas, na proposta de processos circulares, onde todos têm a oportunidade de falar e ouvir, é o mecanismo possível de contribuir com o espaço social escolar, naquilo que trata das relações humanas e de seus necessários conflitos",diz o Promotor. 
Processo Circular
"Em apenas duas semanas da aplicação do método já estão sendo sentidos os resultados na turma e na escola afirmaram os responsáveis. "Saimos do diálogo apenas, para a ação",diz o Guardião Rodrigo.
O método faz com que os alunos encontrem as soluções dos conflitos na sala de aula,refletindo sobre seus atos, melhorando o coletivo. Para a professora da turma onde  foi aplicado o trabalho Rosalina Morbini a mesma afirma: "senti que não existe só o aluno pensante,mas um ser humano,eles também perceberam que não existe só um professor mas um ser humano,caem as máscaras,os clichês,aparecem as vulnerabilidades."Existem pessoas  nos dois lados,professor e aluno,aproximou as relações."Sugiro que se faça o círculo com toda a escola, professores, funcionários e alunos".
Professora Rosalina "método serve para que a gente se perceba como seres humanos".
O professor Rodrigo afirma "sabemos que as pessoas são indivíduos mas não os sentimos e este método nos proporciona isso".
Segundo relatos da  equipe a professora conselheira da turma Roberta Dal  Corso fez um levantamento de pontos positivos das atividades da escola e a realização do Círculo foi o mais apontado pelos alunos.
 
A diretora do Colégio  Vanise Lúcia Somensi Marconi diz acreditar na Justiça  Restaurativa, agradeceu a EDUCARE por proporcionar o Curso e a 16ª CRE pelo apoio aos projetos que estão  sendo desenvolvidos na Escola.
 
Guardião do Círculo professor Rodrigo e a Diretora Vanise

Alunos  entusiasmados com as mudanças

Para a aluna Tuany Andressa da Silva de 15 anos "o círculo foi muito legal,porque  mudou o respeito entre os alunos e professores,temos mais dedicação na sala de aula"





Respeito palavra destacada pela  aluna Tuany
 
"Diminuiram os conflitos pois meche com os sentimentos,estamos mais unidos disse  a aluna Jaqueline Santos de Matos de 15 anos.
 
União  disse Jaqueline
 
"Passamos a compreender mais os professores,fortalecemos as amizades e os trabalhos em grupo", disse o jovem Hudson Leal Fernandes de 16 anos.
 
Amizade reforçada disse Hudson

Educare

Para a Presidente da Educare Renata Rigon Cimadon o  "círculo é um processo estruturado para melhorar a comunicação entre as pessoas, a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e a resolução de conflitos de forma mais eficiente. Através dele criamos um espaço na busca do nosso melhor, de estar presente como um ser humano por inteiro, construindo um novo modo de estarmos juntos".
"Está sendo muito prazeroso para a Associação Educare poder proporcionar a formação em Justiça Restaurativa e a continuidade para o fortalecimento do grupo formado. Através da prática do círculos, podemos observar mudanças nos relacionamentos. Essa é a transformação que queremos e precisamos para este mundo: pessoas mais humanas, que possam construir relacionamentos saudáveis" diz a presidente.
Presidente da Educare Renata Rigon Cimadon
 
Segunda(3) aconteceu a reunião da diretoria  e da Rede EDUCARE para cumprir a seguinte pauta: Encaminhamento de projetos para a captação de recursos em benefício das escolas municipais e estaduais, Encontros Mensais sobre Justiça Restaurativa e o III Seminário Nacional Sobre Cultura da Paz, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.
A ONG  EDUCARE tem como missão estimular a Cultura da Paz, no ambiente da educação para crianças, adolescentes e educadores, favorecendo a comunicação de estratégias (reunindo pessoas, formando lideranças) e ferramentas (atitudes, palavras, pessoas) que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.



 
Reunião da diretoria e da Rede Educare

Um comentário:

  1. Toda atitude para enfrentamento dos problemas sociais que repercutem e implicam de forma negativa no desempenho e na vida do aluno, mostra o compromisso da escola com o futuro de nossas crianças e adolescentes. É a acreditação nas potencialidades humanas, de (re) construção contínua, seja do aluno, como da cultura escolar. É busca, comprometimento e respeito a tudo que é humano. Parabéns Escola Landell, por conseguir dar o passo seguinte a qualificação profissional, ou seja, a AÇÃO.
    Adriana Pavão- Assistente Social- Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social.

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