segunda-feira, 24 de junho de 2013


Educação Pública de Qualidade equipe da

Escola Silvio Sanson partilha experiências


Emocionado com os olhos marejados assim foi o relato do Diretor da Escola Estadual Silvio Sanson quando questionado sobre os pontos positivos da escola, ao referir-se que o mais gratificante de estar dirigindo o educandário “é ver o semblante dos alunos, a partir das oportunidades e do ambiente que eles criam e recriam”, disse Arcelino Fardo. Um ambiente escolar onde todos cuidam, se envolvem com o processo de ensino-aprendizagem, seja melhorando os espaços físicos  com recursos públicos ,sim, mas com um trabalho cooperado de solidariedade os alunos ajudam, "nós mesmos trocamos os forros dos corredores, pintamos as paredes, cuidamos do jardim, isso acaba sendo também pedagógico disse o diretor".
Escola Estadual Silvio Sanson do meio rural

Diretor Arcelino se emociona quando fala da Escola e de sua filosofia"Libertar e Transformar".

Olhar diferenciado
O Diretor afirmou que a escola não pode ser excludente ela deve valorizar a caminhada de cada um e saber perceber estas diferenças e extrair o que cada aluno tem de melhor, assim se resolvem conflitos de uma maneira mais humana.

Politécnico

Quanto ao Ensino Médio Politécnico que está sendo implantado pela atual gestão estadual o diretor destaca que é uma grande oportunidade para “ construção inteligente do conhecimento”.’” Graças ao Politécnico os alunos podem desenvolver seus potenciais”, disse o Diretor. Tendo como tema central o jovem , a Escola está desenvolvendo o Seminário do Politécnico com muita pesquisa e interação. Temas como o Jovem e a liberdade, os esportes radicais,  a vida do campo e na cidade , jovem e as drogas, jovem e a a agricultura familiar, jovem e a evolução tecnológica, jovem e a educação entre outros está movimentando o debate entre os alunos do 1º e 2º ano.

 

Caravana RGE

Outra atividade que está movimentando a Escola e a comunidade em Geral disse a vice-diretora Marlete Cristina Bassani Ghelen é a Caravana da RGE “os alunos realizaram trabalhos maravilhosos coordenados pelas professoras Pierina de Mattos e Suzana Nichele de Geografia e Ciências. Aproveitamos  a entrega de boletins para realizar a Mostra dos Trabalhos assim os pais puderam conhecer  as criações dos seus filhos destacou a vice-diretora. A Escola agora participa do Concurso Educativo com os trabalhos realizados sobre eficiência energética. promovido pela RGE.
 

Horto Municipal Ecológico

Outro orgulho da Escola  é o Horto Ecológico todo feito peles alunos e professores e  os alimentos produzidos são utilizados para complementar a merenda escolar.

O Horto Medicinal: Relógio do Corpo Humano

O próximo projeto e que já está em sua fase inicial é o Relógio das Ervas Medicinais. É uma metodologia de trabalho desenvolvida pela EMATER-ASCAR e concretizado pela Pastoral da Saúde e tem como objetivo conhecer as plantas medicinais utilizada pelas famílias  e reuni-las em um único local. O Horto oferece segurança na produção das plantas medicinais, livres de agroquímicos, animais e contaminantes, didaticamente serve de suporte do conhecimento, facilita o acesso da comunidade, preserva o ambiente e as espécies e promove a qualificação das atividades. Há um fator inovador neste Horto, a união das plantas medicinais com os principais órgãos do corpo humano, informando os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para tratamento de doenças específicas.
Vice-diretora mostra projeto do Horto Medicinal
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário