quinta-feira, 2 de maio de 2013



  3ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta




A 3ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta será realizada no Rio de Janeiro em agosto de 2013 premiando filmes de curta metragem realizados por crianças e jovens do mundo inteiro, nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação.

Prazo para inscrições: 31 de maio de 2013.

Endereço para envio de correspondências e materiais:
Werger Pro
Festival Internacional Pequeno Cineasta 2013

a/c Daniela Gracindo
Rua Gustavo Sampaio, 411 / 102 – Leme – Rio de Janeiro - RJ
Brasil – CEP 22.010-010

Dúvidas e informações: contato@pequenocineastafest.com.br
www.pequenocineastafest.com.br
REGULAMENTO
Objetivos
O Festival Internacional Pequeno Cineasta tem como objetivo promover o debate sobre o universo infantil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural, através de um panorama da produção audiovisual realizada por crianças e jovens do mundo inteiro.  
Elegibilidade
  1. Os filmes participantes do Festival Internacional Pequeno Cineasta devem ser feitos por crianças e jovens entre 8 e 17 anos (completos até 31 de dezembro de 2013).
  2. Os atores dos filmes não precisam ser obrigatoriamente crianças ou jovens, mas os filmes devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação.
  3. Jovens de diferentes idades podem trabalhar juntos em um filme, contanto que os membros do grupo estejam entre as idades de 8 a 17 anos. Nesse caso, a categoria na qual o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho.
  4. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, locação de equipamentos e produção, sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.
  5. É vedada a participação de crianças que possuam parentes compondo o Júri do Festival.
  6. Filmes que não sejam falados em língua portuguesa devem ser acompanhados de lista de diálogos em inglês ou português.
  7. Os filmes devem ser enviados em DVD codificado 720x480 em NTSC ou Arquivo Digital QuickTime (.mov ou .mp4) com resolução mínima de 640x480 e compressão H264.
  8. Os filmes devem ter no mínimo 1 minuto de duração e no máximo 10 minutos, incluindo o título e créditos finais, podendo ser do gênero ficção, documentário, experimental e animação.
   Da Inscrição
  1. A inscrição no Festival é gratuita.
  2. A ficha de inscrição que se encontra disponível no site www.pequenocineastafest.com.br deverá ser totalmente preenchida e enviada para o e-mail contato@pequenocineastafest.com.br . Após o envio por e-mail deverá ser impressa e assinada, incluindo a co-assinatura dos pais ou do responsável legal e enviada por correio para o endereço da Werger Pro.
  3. O candidato deve enviar por correio, juntamente com a ficha preenchida, os seguintes itens:
1 cópia do filme em DVD ou Arquivo Digital; 1 CD contendo 2 fotos do filme, 1 foto do diretor, sinopse e a lista de diálogos em português ou inglês.
  1. Os DVDs e CDs devem ser identificados com o nome do candidato e o título do filme escritos com caneta apropriada sobre o próprio disco. ATENÇÃO: Não colar nenhum label ou etiquetas sobre os DVDs e CDs.
  2. As despesas de transporte e todos os encargos e tributos referentes à remessa de filmes serão de total responsabilidade do remetente.
  3. O Festival não se responsabiliza por eventuais perdas e/ou atrasos no envio do material, bem como CDs e DVDs danificados ou gravados inadequadamente.
  4. O Festival não devolverá os filmes e materiais enviados para a seleção, estes passarão a fazer parte do acervo do mesmo.
  5. Só serão aceitas cópias dos filmes inscritos e postados até o dia 30 de maio de 2013, valendo como comprovação a data de postagem.
  6. A confirmação do recebimento da inscrição será feita através de e-mail.
  7. Os filmes inscritos poderão ser publicados e exibidos no site do Festival (www.pequenocineastafest.com.br), bem como todas as informações citadas na ficha de inscrição dos filmes.
  8. O participante autoriza a veiculação de fotos, sons e imagens do filme inscrito em todas as mídias impressas e eletrônicas para divulgação do Festival.
  9. Os candidatos devem informar ao Festival caso haja alteração nas suas informações de contato a qualquer momento entre a apresentação de seu filme e o anúncio dos vencedores.
Consentimento Livre e Direitos Autorais
  1. A ficha de inscrição também deve ser assinada pelos pais ou responsável legal do participante.
  2. Os direitos de utilização sobre a imagem e a voz das pessoas registradas nos filmes, das músicas utilizadas em trilha sonora, ou de quaisquer marcas e patentes que possuam direitos autorais que sejam utilizadas nos filmes são de total responsabilidade do participante.
Do uso dos Filmes Os realizadores dos filmes participantes autorizam o seu uso pelo Festival Internacional Pequeno Cineasta sem fins lucrativos e em qualquer formato que considerarem adequado a fim de promover os objetivos educativos do Festival.

Júri
O Júri será composto por dez crianças e jovens com perfis representativos de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro e classes sócio econômicas, em conjunto com a coordenadora pedagógica do Festival e um representante do mercado audiovisual.

Premiação

Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 13 anos)
Melhor Filme (Troféu Pequeno Cineasta)
Filme Destaque (Claquete Kodak)
Melhor Filme Júri Popular (Claquete Kodak)

Competitiva Nacional – categoria filmes feitos por jovens (14 a 17 anos) 
Melhor Filme (Troféu Pequeno Cineasta)
Filme Destaque (Claquete Kodak)
Melhor Filme Júri Popular (Claquete Kodak)

Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por crianças (8 a 13 anos) 
Melhor Filme (Troféu Pequeno Cineasta)
Filme Destaque (Claquete Kodak)
Melhor Filme Júri Popular (Claquete Kodak)

Competitiva Internacional – categoria filmes feitos por jovens (14 a 17 anos)
Melhor Filme (Troféu Pequeno Cineasta)
Filme Destaque (Claquete Kodak)
Melhor Filme Júri Popular (Claquete Kodak)


A inscrição de um filme no Festival significa a plena aceitação deste regulamento.

  Notificação

Os filmes inscritos para o Festival Internacional Pequeno Cineasta 2013 serão notificados de sua seleção por e-mail a partir de 08 de julho de 2013.

Copyright © 2013 Festival Internacional Pequeno Cineasta

Nenhum comentário:

Postar um comentário