quinta-feira, 23 de maio de 2013

Escolas estaduais receberão livros sobre história do RS

As 2.574 escolas de ensino fundamental e médio da rede estadual receberão um kit com 15 livros que retratam a cultura e a história do Rio Grande do Sul. O projeto Biblioteca do Rio Grande é pioneiro na rede estadual e foi lançado pelo secretário de Estado da Educação, Prof. Jose Clovis de Azevedo, no início do mês, durante a terceira edição do Seminário O Direito à Leitura, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na ocasião, o primeiro kit foi entregue, simbolicamente, à Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio Ferreira Paes. O investimento nos livros é de R$ 1,2 milhão. Esta é a primeira etapa do projeto. A expectativa é de que os livros comecem a ser entregues às escolas ainda neste semestre. A entrega das obras se estenderá ao longo do ano e no decorrer de 2014.

O Projeto Biblioteca do Rio Grande é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação através do Departamento Pedagógico/Coordenação de Gestão de Aprendizagem/Equipe de Apoio à Leitura, Livro e Literatura criada para suprir a carência das bibliotecas escolares sobre o assunto Cultura e História do Rio Grande do Sul. A rede não contava com esta temática nas bibliotecas escolares.

Com a iniciativa, a Seduc pretende qualificar e atualizar o acervo bibliográfico de escolas da rede pública estadual e estimular o estudo da cultura e história do Rio Grande do Sul, oferecendo a professores, material pedagógico para uso em sala de aula e, aos alunos, a oportunidade de refletir sobre a importância da cultura e história gaúchos a construção da sua identidade.

De acordo com a assessora responsável pela Equipe de Apoio à Leitura, Livro e Literatura da Seduc, Maria do Carmo Mizetti, os critérios para seleção das obras (acesse abaixo a tabela com os títulos e autores selecionados) foram atualidade e qualidade da obra, importância da publicação para o currículo escolar, autoridade do autor, editor e ilustrador, qualidade visual e auditiva de materiais especiais, avaliação dos professores, historiadores e pesquisadores com conhecimento para julgar o teor das obras, área de abrangência da obra.
 
Fonte SEDUC 

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