segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cinema e direitos humanos:

Parceria entre 16ª CRE e IFERS iniciou hoje

no Instituto Cecília Meireles                          Texto e imagens:Eliana Passarin


Através de um Convênio com o IFRS Campus Bento Gonçalves a 16ª CRE esteve presente na primeira sessão de Cinema e debate junto ao Instituto de Educação Cecília Meireles com a exibição do Curta "Vista Minha Pele".
O documentário "Vista a Minha Pele" é uma paródia da realidade brasileira que discute racismo e preconceito. Nesta história, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra. Os países ricos são da África. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda em um colégio particular graças a uma bolsa de estudo, já que a mãe é faxineira na escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, com exceção de sua amiga, que é filha de um diplomata, que morou em países pobres e tem outra visão da sociedade. Com todas as adversidades, Maria quer ser "Miss Festa Junina" da escola. Conta com a ajuda da amiga Luana e as duas vão se envolver em uma série de aventuras para alcançar seus objetivos.
Após a apresentação do filme os alunos participaram de discussões em pequenos grupos e após os relatos foram levados a uma plenária. O trabalho  chamado Cine-Clube Refléter que está sendo desenvolvido pelo professor Giovani Comerlatto do IFRS e acompanhado pelos alunos,Matheus,Derli,Sara e Samanta tem como objetivo refletir sobre os problemas da sociedade.
 
Coodenadora Adjunta da 16ªCRE Ivete Maria Marson e a Assessora Pedagógica Rita O Gasparetto acompanharam a 1ª Sessão do Cine-Clube
 
Depoimentos:
 
Para a aluna do 1º Ano Karine de Lima Bublitz de 15 anos o vídeo "foi muito interessante faz as pessoas refletirem sobre os diversos tipos de preconceitos,desde onde se mora os bairros mais excluídos,porque no fundo muita gente é preconceituoso,fazem a imagem de uma pessoa apenas pela sua aparência"."Ollhou concluiu"  disse a estudante.
 
Karine de LIma Bublitz
 
 
Para a professsora do Instituto Cecília Meireles que esteve acompanhando uma das tumas durante a primeira sessão do Cine -Clube o vídeo"foi uma reflexão sobre a diversidade na sala de aula, relatou  de uma forma simples mas chocante ao mesmo tempo,desperta em nós professores o modo de olhar sobre os alunos" afirmou Solange Lazzari que leciona Didática Geral.
Professora Solange Lazzari e grupo de alunas

 
 


2 comentários:

  1. Izaura Salete Zanella Pasquali21 de maio de 2013 às 17:59

    Foi um privilégio para o Instituto Estadual de Educação Cecilia Meireles ter a primeira sessão de Cinema e debate com a exibição do Curta "Vista Minha Pele" numa parceria com o IFRS Campus Bento Gonçalves. Foi um momento de reflexão sobre os problemas do cotidiano, onde os alunos puderam expor suas percepções sobre o preconceito e outras formas de discriminação. Esperamos que outros momentos se repitam.

    ResponderExcluir
  2. Cara Diretora agradecemos sua mensagem e agradecemos a receptividade do Instituto,ações como esta vem ao encontro da Filosofia de Trabalho desta Coordenadoria de Educação.Estenda um abraço a toda equipe e aos alunos.

    ResponderExcluir