quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pronatec 2013


 Casa Cheia na aula inaugural do
 PRONATEC-Tec  e IDIOMAS

Foi lançada oficialmente ontem(23) O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Bento Gonçalves. O Programa  foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O evento que lotou o auditório do SENAI/CETEMO contou com a presença de pais, alunos,professores e dirigentes das entidades conveniadas ofertantes dos cursos,Cesar Modena Diretor do SENAI/CETEMO,Loriane Beltran do SENAC,Rafael Brunelli Diretor do SENAI/Giusepe Fasolo, Jony Vicinieski representante dos alunos,Paulo Schimith Diretor do SENAI-Garibaldi e  representantes do governo do estado, Enio Eliseu Ceccagno Coordenador da 16ª CRE ,José Balestrin Delegado Regional do Trabalho. A coordenação dos trabalhos do PRONATEC-TEC e Idiomas está sob a responsabilidade da Coordenadora Adjunta da 16ª CRE Ivete Maria Marson e do setor pedagógico através da Coordenadora Luciane Dutra Ribeiro e da professora Neiva Michelin.

                             Imagens:Eliana Passarin
Oferta de vagas duplicou no estado



O Pronatec-TEC e Idiomas é gerenciado nos estados pelas Secretarias de Educação e suas Coordenadorias de Educação. A 16ª CRE é responsável pelo Programa nos 23 municípios da sua atuação. O coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno destacou que o Governo do Estado vem ao encontro do PRONATEC com a instituição do Ensino Politécnico nas escolas estaduais,aumentando a grade curricular,entre tantos benefícios proporcionando que este espaço desperte a vocação profissional dos educandos. O Coordenador ainda elogiou as Escolas de Excelência que estão ofertando os cursos do PRONATEC referindo-se ao Sistema S. “Agora só vai depender de vocês caros alunos, abraçem com unhas e dentes pois o estudo não ocupa lugar”.
 
Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno incentivou os alunos a abraçarem a oportunidade

O Diretor do SENAI/CETEMO, Cesar Modena em seu pronunciamento afirmou que este é um dos melhores programas do Governo Federal. Conclamou os alunos a responsabilidade de aproveitarem a  oportunidade frequentando de fato os cursos para que o governo veja os resultados e continue investindo neste tipo de programa. Modena ainda salientou que os cursos do PRONATEC não tem nenhum diferencial dos demais cursos ofertados pelo sistema S que são pagos pelos alunos. “São os mesmos profissionais, mesmo base curricular,mesmo método,portanto,é uma oportunidade impar e por isso deve ser muito bem aproveitado”.
Cesar Modena Diretor do SENAI/CETEMO afirmou que o Pronatec é um dos melhores programas do Governo Federal

O Delegado Regional do Trabalho, José Balestrin,fez um comparativo com a evolução no número de vagas ofertadas no estado de 2012 a 2013 afirmando que as mesmas duplicaram e que o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com mais alunos no PRONATEC. “Parabenizo os pais que incentivaram seus filhos pois estes cursos vão ajudar a aumentar a renda familiar e o Governo Federal por criar o Projeto”,disse Balestrin.
O jovem Johnny Vicinieski de 16 anos do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles representando todos os alunos do PRONATEC agradeceu a oportunidade dada  a qual  irá ampliar os conhecimentos.
Jovem Jony Vicinieski  representante  dos alunos

Entre os cursos ofertados no Programa estão  Técnico em design de Móveis, Técnico em Mecânica, Técnico em Recursos Humanos, Libras,Inglês, e Espanhol.Além dos cursos serem  totalmente gratuitos os alunos recebem auxílio transporte e auxílio alimentação.
Estratégias

 

VAGAS OFERTADAS 

Ensino Técnico
Técnico em Design de Móveis - Senai Cetemo Bento Gonçalves - 30 vagas
Técnico em Mecânica - Senai Cetemo Bento Gonçalves - 60 vagas
Técnico em Recurso Humanos - Senac Bento Gonçalves - 35 vagas

Vagas ofertadas Pronatec - Idiomas

Inglês Báscio - Senai Fasolo Bento Gonçalves - 90 vagas
Inglês Básico - Senai Cetemo Bento Gonçalves - 45 vagas
Inglês Básico - Senac Bento Gonçalves - 15 vagas
Espanhol Básico - Senac Bento Gonçalves - 15 vagas
Libras - Senac Bento Gonçalves - 15 vagas

Inglês Básico - Senai Garibaldi - 40 vagas
Inglês Básico - Senai Nova Prata - 30 vagas
Inglês Básico - Senai Veranópilis - 30 vagas



O PRONATEC tem entre suas estratégias,expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;melhorar a qualidade do ensino médio no Brasil.

 
Aula inaugural foi abrilhantada com a apresentação dos alunos do Colégio Landel de Moura,Luiz Gustavo e Gilmar Colferai


Depoimentos:



Para o jovem Felipe Arize de 16 anos aluno do Curso Técnico em Design de Móveis a inciativa do Governo Federal é muito boa,"eles estão preocupados em nos especializar desde cedo é uma boa idéia,e pelo alto custo do curso eu não poderia fazer".
Aluno Felipe Arize
Para  Roseli De Arruda Motta, mãe da aluna Karen Motta de 17 anos,aluna do curso de Inglês,”isto é um grande incentivo,caso não fosse sem custo teríamos que avaliar muito bem na nossa família se isso seria possível de ser realizado,para nós  foi muito importante".
 
 Roseli de Arruda


A aluna Cristina Camargo de 22 anos da Escola Estadual Imaculada Conceição,afirmou que  fazer o Curso de design de Móveis é “uma mega oportunidade,uma grande incentivo do governo federal para nós alunos de escolas públicas”.
 
Aluna Cristina Camargo

Leonardo Cimadon de 17 anos aluno da Escola Estadual Dona Isabel, disse que se não fosse sem custo não conseguiria fazer e isto é uma boa oportunidade para termos mais conhecimento na vida.
Leonardo Cimadon


Para Modesta de Carli que é mãe da aluna do curso de Design de Móveis Caroline de Carli, a oportunidade foi fundamental,”foi uma grande coisa que a presidenta fez,nós não teríamos condições de pagar,pois meu marido é cadeirante e vivemos com uma renda muito baixa isso foi ótimo”.

Modesta de Carli


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário