segunda-feira, 22 de abril de 2013

 
 
 

Livro sobre a ditadura

militar no RS

 
A 16ª CRE já conta com um exemplar  da obra “Não Calo, Grito – memória visual da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul”, projeto que resulta de parceria entre o Ministério da Justiça/Comissão Nacional da Verdade e o Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp). O livro é assinado pela professora da UFRGS Carla Simone Rodeghero e pelos historiadores Dante Guimaraens Guazzelli e Gabriel Dienstmann e traz para a sociedade brasileira mais de 300 imagens – fotos e charges –acompanhadas por textos, sobre a ditadura no Rio Grande do Sul. Depois das CREs, o livro chegará às escolas de ensino médio da rede estadual, numa doação de mil exemplares feita pelo Camp à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Além do livro, compõe o kit doado à Seduc um guia pedagógico, a ser utilizado em sala de aula, e que tem por objetivo propor reflexões sobre o ensino de história da ditadura e apresentar sugestões de atividades a serem feitas em turmas de ensino médio.

Representando o Camp, a representante do Conselho Diretor do Centro, Iria Charão, manifestou satisfação da entidade em ceder os livros para a rede estadual. “Houve muitos gritos que não foram ouvidos, foram calados. Com o livro, buscamos recuperar uma fase triste da nossa história. É preciso que este período triste da vida brasileira seja conhecido de todos”, frisou Iria.

No ato de entrega dos livros à Seduc, durante reunião com as CREs, em Porto Alegre, a professora Carla frisou que a intenção do projeto é ampliar o conhecimento social a respeito do período retratado na obra – de 1964 aos anos 80 e valorizar os movimentos e atos de resistência à ditadura militar. Para Carla, ceder os livros e leva-los às salas de aula onde jovens estudam é uma das ferramentas para obter essa ampliação de conhecimento.


“O livro faz um resgate de um período mas também é muito representativo a respeito do presente”, enfatizou a professora da UFRGS. Não Calo Grito traz registros fotográficos da imprensa oficial do Governo do Estado, dos órgãos de imprensa, além de charges e dos textos assinados pelos autores. A preocupação pedagógica se manifesta tanto na seleção das imagens quanto na elaboração do texto. O guia destinado a professores e ao trabalho com os alunos também ilustra a preocupação pedagógica do projeto financiado pelo edital Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. 
 
A SEDUC enviará diretamente as Escolas um exemplar do Livro.

Texto: Página SEDUC  Fotos 16ª CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário