terça-feira, 13 de novembro de 2012

Oficina de Incentivo à Construção da Agenda 21 Escolar e da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-Vida)



No último dia 8 de novembro de 2012 aconteceu, no auditório do IEE Cecília Meireles, uma Oficina de Incentivo à Construção da Agenda 21 Escolar e da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-Vida). A referida Formação aconteceu para as professoras(es) das escolas de abrangência da 16ª CRE, bem como para alunas do 2º e 3º ano do magistério do IEE Cecília Meireles. Na parte da manhã, o professor Coordenador Ênio Eliseu Ceccagno fez a abertura salientando a importância da Construção da Agenda 21 Escolar para que seja possível construir Escolas Sustentáveis, tema que será tratado em 2013 na IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que acontecerá em Brasília.
Dando sequência, a assessora pedagógica da Diversidade da 16ª CRE, professora Rita Gasparetto enfatizou a necessidade de a Educação Ambiental ser entendida como Educação Política que reivindica e prepara cidadãos para exigir justiça social. Na sequência, a professora Márcia Pilotto Casagranda do Colégio Estadual Vicente de Carvalho de Dois Lajeados expôs a história de formação do COM-Vida em seu espaço escolar, apresentando vários exemplos de atividades pedagógicas que contribuem para a formação de uma consciência para atitudes éticas em relação ao ambiente. O grupo COM-Vida do Colégio Estadual Vicente de Carvalho apresentou um teatro e fez um depoimentos a respeito do COM-Vida.
 
Após essa apresentação, as (os) professoras (es) participaram de uma Oficina de Futuro que significa identificar os problemas ambientais das suas Escolas e listar as possíveis soluções para cada limitante apontado. Na parte da tarde foi realizado um mini Workshop sobre Arqueologia e Educação Patrimonial proferida pelo professor Marcos Rogério Carvalho que faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Linha de Transmissão LT 230 KW Monte Claro - Garibaldi. Neste momento foi apresentado os sítios arqueológicos encontrados em Veranópolis e foi realizado um debate sobre a importância da Arqueologia como ciência que conta a história dos povos indígenas e africanos que viveram em nosso espaço muito antes da chegada dos imigrantes italianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário