segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Módulo de Alfabetização e Letramento - Segunda Parte

       Nos dias 30/11 e 01/12, os professores dos municípios de abrangência da 16ª CRE e 25ª CRE participaram da segunda parte do Programa de Formação continuada dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, realizado na UCS - Campus de Bento Gonçalves.

      A formação foi dividida em módulos: No dia 30/11, o módulo III - Trabalhando as Linguagens nos anos iniciais que teve como palestrantes as  professoras doutorandas  do  IFRS Carina Fior Postingher e Gisele Palma e o módulo IV - Trabalhando a matemática nos anos iniciais.
       No dia 01/12 foram desenvolvidos os módulos V - Trabalhando as ciências da natureza nos anos iniciais como a palestrante Fernanda Marcon Angheben e o módulo VI - Trabalhando as ciências humanas nos anos iniciais - palestrante Professora doutoranda Luciani Paz Comerlato.
         Cada Módulo foi operacionalizado numa perspectiva prática-teórica com a preocupação de apresentar sugestões concernentes ao desenvolvimento da temática, propor possibilidades de colocar em andamento, junto aos alunos, o desenvolvimento dos aspectos contidos em cada Módulo. Também propiciou estudos de compreensão teórica sobre as bases conceituais subjacentes às iniciativas propostas, bem como, a realização de produções didáticas-metodógicas que resultaram em materiais que servirão de ajuda e apoio às práticas dos professores atuantes nos três anos iniciais do Ensino Fundamental.
         Foram realizadas dinâmicas interativas entre os Palestrantes e professores participantes.  A relação entre os ministrantes e os participantes foi de co-autores e co-responsáveis do mesmo processo de aprendizagem e de ensinagem.
          Foram utilizadas na abordagem da temática, situações concretas oriundas das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais a fim de apontar alternativas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário